Espaço.Pub
Novo endereço, acesse… www.fernandopaes.ppg.br/blog

Novo Zipmail – O que há de novo

FernandoPaes.ppg.br

Depois de muito esperar, minha conta no Zipmail foi atualizada para a nova versão do ex-melhor webmail. Leia os posts anteriores sobre o assunto aqui e aqui.

Como esta conta minha está inutilizada a anos e somente recebo spams nela, será ótima para testes.

O Layout

O layout foi claramente inspirado no Gmail, como você pode observar no printscreen abaixo (clique para ampliar).

Espaço.Pub

Feito em Ajax, mesma tecnologia do Gmail, ele ganhou em velocidade e algumas ferramentas que poderiam ser úteis no e-mail do Google (vou a falar mais respeito depois)

Com bordas arredondadas, disposição dos botões muito semelhantes ao serviço do Google, possui banners e links publicitários nada discretos e que acabam poluindo o layout (o que ajuda a diferenciar este email do Gmail, que possui anúncios discretos e você praticamente não os nota).

As cores predomintantes são o amarelo e laranja, e espaço foi ampliado de 2 megas para 4 gigas.

Migrando da conta antiga para a nova

Todas as mensagens existentes na versão anterior do Zipmail foi importado para esta, porém os contatos foram todos sumariamente deletados, ou seja, se você fez o backup dos contatos da outra conta pode adicioná-los nesta, caso contrário, bye bye.

Das novas ferramentas

Painel de Leitura

  • A primeira ferramenta nova que vi foi o Painel de Leitura, presente em todas as pastas logo abaixo da lista de e-mails. Funciona da seguinte forma, você clica no e-mail e neste Painel o e-mail é aberto, na mesma tela, sem a necessidade de abrir outra tela.

Não achei esta ferramenta muito prática, pois eu gosto de clicar no e-mail e já ler ele, com esta ferramenta você tem que clicar e rolar a barra de rolagem até lá em baixo para ler o e-mail, e se quiser voltar para a listagem de e-mails tem que rolar a barra até lá em cima novamente. Gasta mais tempo rolando a tela do que para carregar uma tela com o e-mail completo

  • Como padrão, a Caixa de Entrada apresenta apenas 10 mensagens por página. Você pode aumentar este valor para até 50, se desabilitar o Painel de Leitura.

Leitor de Feed

  • Muito semelhante ao do Gmail, ele não permite que você adicione ou retire feeds e mostra apenas as notícias do UOL. Por diversas vezes não carregou.

AntiSpam

  • Finalmente o Zipmail tem um AntiSpam, uhn, será que isto é coisa boa ou não? Logo que acessei a minha conta fui fazer uns testes e ver as novidades. Acessei o AntiSpam e vi que ele precisava ser ativado manualmente, estranho.
  • Bom, ativei ele só aí eles explicam como funciona o sistema de AntiSpam: Você cadastra todos os e-mails de pessoas “confiáveis”. Os e-mails dessas pessoas serão enviadas para a sua Caixa de Entrada. Todos os outros e-mails serão enviados para a pasta Quarentena.
  • Muito ruim. Eles não possuem um sistema efetivo de antispam, ou seja, você é quem deve ficar selecionando as mensagens que você considera spam ou não. Ei, isto não é então um antispam. Ridículo.
  • Isto me lembrou o antispam tosco que o UOL utiliza no sistema de e-mails deles.
  • Ou seja, se você tem um blog, um site ou costuma receber e-mails de pessoas que você não conhece (como em grupos de discussão) todos esses e-mails vão para a quarentena. Affff.
  • E o mais estranho ainda, quando estava escrevendo este post, fui tirar um print o antispam deles para ilustrar isto, mas apareceu uma tela do BOL, informando que aquela página não existia (veja imagem abaixo).

Espaço.Pub

  • Quer mais? A tela do antispam aparece dentro de um iframe, com isto, quando ele estiver funcionando você terá que administrar duas barras de rolagem, a do iframe e a do navegador. Fico pensando por que raios os programadores deles fizeram isto. Que servicinho tosco.

Contatos

  • A tela de contatos é semelhante ao do Gmail também.
  • Não permite o envio de foto dos seus amigos e nem a adição de multiplos telefones e outras informaçãos, somente e-mail, nome, 1 telefone e descrição.
  • Permitea criação de grupos de pessoas.
  • Apresentou problemas durante os testes, quando clicava numa letra para mostrar todos os contatos com aquela letra, algumas vezes aparecia: “Nenhum contato encontrado.” mesmo tendo contatos com a letra.

Espaço.Pub

Configurações

  • Aqui você define quantas mensagens devem aparecer por página e habilita/desabilita o Painel de Ferramentas
  • Permite ainda adicionar uma assinatura, e com a vantagem de poder adicionar html.
  • A tela para redirecionamento/Auto-Resposta não abriu, ficava carregando, carregando…

Filtros

  • A opção de adicionar filtros parece ser pouco eficiente e não possibilita muitas configurações.

Espaço.Pub

Escrever Mensagem

  • Se nenhuma novidade que necessite ser destacada. Apresenta todas as ferramentas do Google.

Outras ferramentas que merecem destaque

  • Clique e arraste – isto faz falta no Gmail. Para mover as mensagens de pastas, basta Clicar e Arrastar. No melhor do estilo do Yahoo Mail.
  • Destacar mensagens – É possível destacar as mensagens mais importantes (no Gmail com uma estrela, no Zipmail com uma bola vermelha). O estranho é que não existe uma pasta para você visualizar todas as mensagens destacadas.
  • Tem opções de Teclas de Atalhos

Erros e Problemas

  • Apresenta problemas diversos (como já falado mais acima);
  • Não existe uma página para Ajuda ou que explique melhor os novos recursos;
  • Anúncios feios e que chamam mais a atenção do que os emails.
  • Não checa e-mail automáticamente. Fiquei mais de uma hora com a conta aberta, e quando finalmente cliquei em Checar e-mail surgiu diversos novos (spams claro!).

Avaliação final

Melhorou muito desde a versão lançada em 1999, como já era de se esperar. Porém os erros (mesmo sendo em versão beta, são erros graves e claros, que já deveriam terem sidos corrigidos). A falta de muitas novidades em relação ao mínimo que se espera hoje de um e-mail (já que grande parte das ferramentas existentes nele já existem em outros serviços) e a falta de um bom anti-spam a-lá Google acabaram prejudicando.

Falta de comunicação com o usuário (sem ajuda e explicação dos recursos) acabam desestimulando novos usuários a testá-lo.

A cor para mim pareceu ser cansativa e forte, o que acaba irritando se você permanecer muito tempo com a janela aberta.

De zero à dez, dou 7 para eles. Mas não irei voltar a utilizá-lo pelos problemas citados a cima.

E você? Já testou o novo Zipmail? Comente deixando suas impressões.

Abs….

5 Respostas to “Novo Zipmail – O que há de novo”

  1. Caro Fernando,

    Todos os pontos que você citou serão investigados e melhorados pela equipe ZIP, sobretudo no que se refere a anti-spam. Lembro que a plataforma está em teste do público e todos os comentários são lidos e levados em consideração.
    Também estamos melhorando o sistema de ajuda do e-mail, em http://ajuda.zip.uol.com.br/.

    Obrigado,
    Ricardo Fotios
    Gerente de Webmail UOL Inc.

  2. Olá Ricardo.
    Obrigado por uma posição oficial em relação às críticas citadas e os problemas reportados.

    Fernando Paes

  3. […] for Mac Posted 11 março, 2008 Além dos erros já falados aqui sobre a nova versão do Zipmail e também sobre a incompatibilidade do sistema com o sistema […]

  4. […] dos erros já falados aqui sobre a nova versão do Zipmail e também sobre a incompatibilidade do sistema com o sistema […]

  5. to com o seguinte problema quando vou acessar meus emails do zipmail

    Caro assinante,

    A situação atual de sua assinatura não permite o uso deste serviço. Para regularizar sua situação, por favor, entre em contato com o UOL SAC nos telefones ao lado:

    Atenciosamente,
    Equipe UOL


Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: