Espaço.Pub
Novo endereço, acesse… www.fernandopaes.ppg.br/blog

O que fazer com nosso lixo eletrônico?

Não, não estou falando da sua lixeira de e-mails nem os arquivos que você arrastou para a lixeira do seu desktop. Estou falando de monitores, impressoras, mouses, cds/dvds e celulares que não tem mais utilidade ou estão quebrados?

Recentemente minha impressora foi pro saco, ou seja, pifou. Levei para arrumar, bom, já devem ter adivinhado a resposta que eu ouvi já que minha impressora tem pelo menos 10 anos né?

“Queimou a placa, não temos outra para repor aqui, e mesmo que você consiga alguma, vai ficar mais caro do que você comprar uma nova.”

Ok, não tem conserto então. E o que vou fazer com ela?

Fui para algumas lojas que vendem peças e computadores usados aqui em Bauru, e nenhuma aceitou. Droga!

Recentemente, ou melhor, a alguns anos atraz a HP fez uma promoção onde você mandava sua impressora, ou outro equipamento da fabricante que estivesse quebrado, e eles lhes davam descontos especiais de R$ 100,00 a R$200,00 na compra de outro produto da HP. Algo que achei fantástico, primeiro pela iniciativa verde, e segundo que era um grande incentivo para comprarmos um equipamento mais avançado.

Esta promoção está de volta, eles estão aceitando qualquer tipo de impressora, e oferecem entre R$ 100,00 à R$ 200,00. Somente encontrei um hotsite no site do Submarino. Estranho que no site da HP não tem nada falando disto. E pena que são poucos os modelos que podemos escolher e não tem nenhuma multifuncional.

Mas acabou! Droga 2!

Aí estava pensando, para onde mandamos todos os nossos lixos virtuais que são tóxicos e fui pesquisar quais as alternativas que temos para cada um dos componentes mais descartáveis. Mesmo com poucas informações na internet (isto é incrível!!!), separei algumas coisas:

  • Monte aquário aquário com monitores CRTs. Já os LCDs é um tanto quanto complicado.
  • Algumas assistências técnicas especializadas coletam os equipamentos quebrados e os enviam diretamente aos fabricantes. (esta eu vou tentar).
  • Em relação aos celulares e suas baterias, algumas operadoras estão coletando-os. As baterias também podem ser colocadas em postos do governo espalhados por diversas cidades. Aqui em Bauru, existem em alguns supermercados e no Poupa-Tempo.
  • Os DVDs e CDs devem ser colocados junto com a coleta seletiva do seu bairro. Se seu bairro ainda não tiver, faça um montinho de dvds e deixe na frente da casa do seu prefeito. =)
  • Outra opção para DVDs e CDs, é possível fazer decorações, crachás, porta lápis, enfeitar árvores de natal e até bijuterias.
  • Se seu mouve for de bolinha, brinque com ela e recicle a carcaça. Se estiver funcionando, guarde para quando precisar ou doe.

Para quem quiser ler um pouco mais sobre o assunto, veja alguns links interessantes que encontrei:

Sei que algumas dessas idéias são cretinas, mas realmente faltam opções.

Se tiver alguma melhor, me mande.

Abs…

2 Respostas to “O que fazer com nosso lixo eletrônico?”

  1. MAS OQUE AS EMPRESAS FAZEM COM ESSES ELETRÔNICOS QUE SÃO COLETADOS DEVOLTA?
    SERÀ QUE NÃO SÃO JOGADOS EM UM LIXO COMUM OU TEM UM OUTRO TRATAMENTO E OUTRO DESTINO.É BOM SABERMOS OQUE AS EMPRESAS FAZEM COM ESTE LIXO PORQUE NÃO ADIANTA ELES RECOLHEREM E DEPOIS LARGAR EM QUALQUER LUGAR, SE FOR PARA FAZER ISTO DEIXA QUE A POPULAÇÃO CONSCIENTIZADA FAZ MELHOR.

  2. OLÁ ESTOU ELABORANDO UM CONTROLE AMBIENTAL EM UMA OFICINA ELETRONICA QUE TRABALHA COM CONSERTO DE: TVS E TELEFONES.ME AJUDEM A DESTINAR OS RESIDUOS QUE NÃO MAIS SÃO UTILIZADOS, DESTE JÁ AGRADEO ATENÇÃO.


Os comentários estão desativados.

