Espaço.Pub
Novo endereço, acesse… www.fernandopaes.ppg.br/blog

Eny e o Grande Bordel Brasileiro

Quem gosta de história brasileira? Mas não aquelas história já batida do descobrimento do Brasil, das capitanias? Pois então, o livro Eny e o Grande Bordel Brasileiro é uma ótima pedida.

Quem nunca ouviu falar em Eny? Se este é o seu caso, irei fazer uma pequena apresentação desta cortesã do século passado.

Eny: Nascida em São Paulo, logo fugiu de casa e se tornou prostituta. Passou por diversas cidades como Rio de Janeiro e no Sul do Brasil. Veio atracar suas trouxas aqui em Bauru, sim a cidade em que moro.

Espaço.PubLogo começou a trabalhar nas casas de tolerância aqui na cidade. Juntou uma graninha e abriu a sua própria casa. Aí começou a surgir seu império que foi visitado por presidentes da república, diversas personalidades nacionais (muitas você irá reconhecer e que continuam na ativa) além de muitas pessoas da alta sociedade do estado de São Paulo.

É uma viagem na história do Brasil. Uma história que você não vai encontrar em nenhum outro livro de colégio.

O Jornalista Lucius de Melo (que também morou em Bauru) vai a fundo desta meretriz que fez parte da história brasileira e descreve como ela conseguiu construir um império e o perdeu antes da sua miserável morte.

Um livro gostoso de ler, intrigante e inteligente.

Na época do seu lançamento, saíram críticas muito boas nos jornais, encontrei esta publicada no jornal Folha de São Paulo e esta reportage no mesmo jornal.

E o engraçado nesta história toda, é que mesmo após a morte da prostituta, ela ainda é falada por muitos aqui na cidade com um certo carinho, não pelos seus dotes promíscuos, mas grande parte pelas suas ações benévolentes.

Sua famosa Eny’s Bar está até hoje praticamente abandonada no trevo entre as rodovias Marechal Rondon e Comandante João Ribeiro de Barros, sua famosa piscina está em fase de tombamento e o restante da casa segue na perspectiva de ser demolida nos próximos anos para a construção de um mega-empreendimento no local. Será que a morte desta cafetinha está finalmente chegando?

Se depender deste livro e das histórias contadas nele, a cafetinha mais famosa do Brasil ainda vai sobreviver na memória dos que viveram naquela época e no das gerações pós-eny.

Se interessou pelo livro? Vale a pena pagar os aproximados R$ 36 reais.

Torçamos pra que logo apareça uma Eny nas telas dos cinemas, pelo menos a história é melhor que a de muitos filmes brasileiros por aí.

Abaixo você pode conferir a entrada da famosa Casa da Eny aqui em Bauru, esta foto foi tirada em 2007.

Espaço.Pub

Abs…

Uma resposta to “Eny e o Grande Bordel Brasileiro”

  1. EXISTE MAIS FOTOS DO LOCAL, TENHO CURIIOSIDADE DE CONHECER MAIS….GOSTARIA DE SABER, COM CERTEZA AONDE FICA ESSE LOCAL, PARA IR CONHECER PESSOALMENTE!


Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: