Espaço.Pub
Novo endereço, acesse… www.fernandopaes.ppg.br/blog

Por que algumas empresas não estão preparadas para estar na internet?

Pode parecer estranho esta pergunta, mas surgiu depois que ouvi a seguinte afirmação em relação a um jornal aqui de Bauru:

Eles [a empresa] não investem muito na área de internet pois eles não tem retorno.”

Pode parecer lógico: Não tem retorno então param de investir.

Porém não é nada inteligente.

O site foi lançado há bastante tempo, nos primórdios da internet, desde lá muita coisa mudou na internet brasileira, muito se evoluiu, e o site deste jornal continua o mesmo, e a lógica utilizada nele também.

Vamos aos exemplos: o site da Folha evoluiu ao longo dos tempos e foi se adaptando às inovações tecnológicas. Hoje já é possível ler, ouvir e assistir matérias no site. Os investimentos neste segmento e a venda dos espaços publicitários também.

No site do jornal daqui isto não acontece. Não há anúncios, ou seja, não há como lucrar com algo que não se vende.

Leva prejuízo pois apenas publica algumas matérias que saíram no jornal do dia. Sua diagramação é obsoleta e pouco interativa.

Ou seja, quem acessa o site, passa algum tempo lendo as matérias no site, e sai. Não há mesmo como lucrar desta forma, além de que quem acessa o site para ler notícias não compra o jornal. Perde 2x.

E por que não abusar da interatividade que a internet proporciona? Pois é, não sei.

E da mesma forma que esta empresa não evolui, muitos no mercado fazem o mesmo. Basta uma procuradinha na internet que você verá como existem sites desatualizados, ou mesmo com aquelas mensagens eternas: Em construção.

O problema é que o modelo de negócio existente na internet é diferente daquele que o empresário antigo está acostumado, vendas de jornal somente na banca e em dinheiro.”Ah Fernando, mas é necessário um investimento muito alto para ter algum resultado e o interior não comporta tal investimento!”

É necessário sim um investimento alto se comparado ao que está sendo feito há anos nesta área, pelos empresários do interior. Porém, se o projeto for bem elaborado, executado de forma exemplar e por gente competente, não há como dar errado. E se não houver investimentos, não haverá mudanças. Não havendo mudanças, não se quebrará paradigmas.

Dica: Pensem no assunto. Esta discussão não vale apenas aqui para Bauru, mas para o Brasil todo, afinal, empresário com mentalidade ultrapassada existe em qualquer lugar.

Abs…

%d blogueiros gostam disto: