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Apple: Como divulgar um produto sem gastar $$

É, hoje é o The Day After, após o anúncio do lançamento do MacBook Air. E mais uma vez a Apple demonstrou por que vem conquistando espaço cada vez maior na lista de desejos dos consumidores mundiais e não, não irei aqui elevar as qualidades do iPhone ou do próprio Air, já existem muitos locais que estão fazendo isto, vou falar aqui sobre a maior campanha de marketing realizada este ano sem o custo de milhões de dólares.

Ahn? Você bebeu varsol é Fernando?

Ahah, não, não bebi. Vou explicar. Nos últimos anos a Apple vem se conquistando grande parte das atenções e, consequentemente, sucesso em seus produtos através do suspense que ela mesma cria em volta desses produtos.

Vamos aos fatos, um ano atrás a Apple lançou o iPhone após posts e posts, notícias e notícias de especulações, e o resultado? Até hoje foram 4 milhões de iphones vendidos. Já é o terceiro computador de mão-cell vendido. E já é o primeiro em número de acesso a internet.

Anos atrás veio o Ipod, que não precisa de apresentações, é o sucesso que é e não é atoa.

E no episódio de ontem? Tudo começou ainda ano passado, quando as especulações começaram a pipocar no mundo blogueiro. Até domingo, muita gente já havia adivinhado a respeito do tal Air, mas ninguém ousou dizer a respeito de suas especificações.

E ontem, após o anúncio da Apple, se iniciou a grande campanha publicitária do tal produto. Atingindo pelo menos 90% da população que estava conectada ontem após as 16 horas (calculo meu ok?! irei mostrar logo mais da onde eu retirei estes dados).

Logo após o anúncio, os portais de notícia brasileiros e internacionais (claro né!), começaram a apresentar o tal produto, que nem é revolucionário, mas devido a tanta expectativa, o tornou único.

Em segundos estava na capa do UOL, Terra, CNN (americano), IG e tantos outros que você poderá conferir logo abaixo. Colegas mandando a tal notícia por e-mail, msn, só faltou sms. Calma, calma! Ele só é mais fino, e dai? Nem é o mais leve, muito menos o mais potente.

Enfim, abaixo você poderá conferir os print-screen que dei nos principais sites de notícias brasileiros e internacionais logo após o anúncio do tio Jobs, entre as 17 e 18 horas do dia 15. Imagine quanto a Apple economizou de anúncios com todo este estardalhaço midiático? Imagine quanto vale um anúncio na capa do UOL? Imagine quantas pessoas estavam conectadas só aqui no Brasil ontem neste horário, e quantas delas acessou um dos sites a seguir? Por isto arrisco o palpite de que 90% da população que estava online ontem conheceu o tal notebook, e achou interessante, enviou para os amigos por e-mail, carta, sinal de fumaça, etc.

Segue a galeria de prints:

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E aí? É poca coisa? Isto sem contar as inúmeras matérias que irão rechear os jornais e revistas dos próximos dias, as reportagens de TV, rádio, podcast, etc…

Aprendam com a Apple.

Abs…

3 Respostas to “Apple: Como divulgar um produto sem gastar $$”

  1. […] Já falei aqui de como a Apple divulga seus produtos com ações com custo quase zero perto do resultado obtido, ver aqui. […]

  2. […] Já falei aqui de como a Apple divulga seus produtos com ações com custo quase zero perto do resultado obtido, ver aqui. […]

  3. tenho a saber mais sobre divulgaçao de produtos relacionadosa artesanatos e musicas !!!!!!!!!!!


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