Espaço.Pub
Novo endereço, acesse… www.fernandopaes.ppg.br/blog

O que é mais importante para sua empresa: Clientes internos ou clientes externos?

FernandoPaes.ppg.br

Certa vez, alguns anos atrás, arrumei meu primeiro emprego, em uma empresa de telemarketing, tudo bem que fiquei nele por apenas duas semanas, mas foi um tempo em que aproveitei muito para aprender, e hoje, relembrando esse período estive pensando, aquela empresa sabe valorizar seus clientes internos. E isto era bom?

Vamos começar pelo começo. Estudo de caso:

Vi um anúncio no jornal, achei interessante entrar logo no mercado de trabalho, então enviei meu currículo, 18 anos, sem experiência, lá vou eu.

Fui chamado para entrevista. Depois para o treinamento. “Maior legal” disse eu, num hotel chique aqui, treinamento de dois dias, com diversas outras pessoas novatas como eu e outras tantas que já trabalhavam na empresa. Dinâmicas em grupo, troca de experiências, apresentações de produtos…

Dois dias que pareceram voar.

Depois de um final de semana, logo cedo, fui trabalhar, feliz da vida.

Mais uma dinâmica, para entrosamento e boas vindas aos novatos. Ebaaaaa…

Passeio em uma praça alí perto com todos, até o dono. Sim, até o big boss foi. Bem legalllllll (como diz o carinha da campanha do Yazigi).

Antes de começar de verdade, fui aprender com os já veteranos. Um dia todo só prestando atenção. Pessoas bem alegres, que faziam piadas e davam bastante risadas. Aprendi tudo certinho e no dia seguinte fui em frente, com a cara e a coragem.

Trabalho de 6 horas, com 30 minutos de descanso, tempo para esticar as pernas, relax, tomar aquele cafezinho e comer uma fatia de pão com margarina, uma diliça.

Venda concretizada, todos comemoram, batem palmas. Alegria geral.

Todo dia antes do trabalho, momento de oração, troca de idéias, jogos rápidos para animar a todos antes de um período de trabalho.

Saí de lá, depois de duas semanas pois surgiu uma oportunidade mais na minha área.

Hoje, sinto falta da alegria daquele pessoal. Saí de lá como se estivesse com eles há muito tempo. Sinto saudades.

Anos depois, alguma experiência na bagagem, digo que foi uma das empresas que mais valorizam seus clientes internos das que eu já trabalhei. Por quê? Vamos numerar:

  1. Valorização dos profissionais, treinamento e integração eficientes.
  2. Dinâmica em grupo com todos os níveis da empresa, não distinguindo operârio de gerência.
  3. Momento de integração, troca de experiências.
  4. Motivação e valorização da venda concretizada.

Pequenas atitudes que fizeram a diferença. E isto, dá resultado?

Claro! Funcionários alegres, que vestem a camisa resultam em mais alegria no momento da venda, consequentemente, mais vendas. Quantas vezes você já entrou em uma loja, e o vendedor veio para você com aquela cara de quem durmiu no sofá depois de uma brica com a esposa? E você comprou o produto ou saiu da loja e pensa duas vezes antes de voltar lá?

Agora lembre-se da última vez que você entrou na loja, e a atendente lhe foi super atenciosa, mostrou estar satisfeita, não criticou a empresa, lhe mostrou várias opções, lhe deu sugestões? Você comprou? Pode até não ter efetuado a compra, porém com certeza voltará lá quando houver a necessidade, certo?

Por isto que eu digo: Valorize seus clientes internos, eles são a alma da empresa. São eles quem vão vender o seu produto. Se eles fizerem isto bem, sua empresa será indicada e suas vendas crescerão.

Quer dicas de como motivar sua equipe? Aí vão alguns bons artigos a respeito:

Só lembrando, não existe uma receita para sucesso ou para motivar as pessoas, afinal, cada pessoa é uma caixinha de enigmas. A regra principal é ouvir. Ouça sempre sugestões, dicas, idéias e implemente elas.

Boa sorte.

Abs.

