Espaço.Pub
Novo endereço, acesse… www.fernandopaes.ppg.br/blog

Retrospecto 2007

Adeus ano velho… feliz ano novo… Que tudo se realize no ano que vai nascer! BLA BLA BLA…

Todo mês de dezembro é igual… muitas festas de despedida de ano com os amigos da faculdade, do trabalho, das baladas e muitas ressacas.

E não faltam amigos secretos e retrospectivas…

E como estava sem assunto pra fechar este ano, resolvi selecionar as 10 coisas mais marcantes este ano e que prometem, a curto e médio prazo, mudar a forma como vivemos, trabalhamos e nos divertimos. Então, nos próximos dias até o último dia do ano irei postar os 10 assuntos que deram o que falar em tecnologia e comunicação.

10. Cidade Limpa

Pra começar em alto estilo, o projeto cidade limpa da cidade de São Paulo.

Quase um ano depois de implantado, ninguém pode negar que São Paulo ficou mais agradável visualmente falando. Porém até que ponto este projeto afetou a vida do paulistano ou do estado de São Paulo?

A radicalidade utilizada no projeto (banir toda e qualquer forma de publicidade visual das ruas da cidade) trouxeram muitos transtornos pra todos, para os moradores e visitantes. Porque? Simples. Milhares de pessoas trabalharam em centenas de empresas ligadas a comunicação visual de exteriores, seja em outdoors, front-light, back, letreiros foram demitidos e tiveram que procurar outro ramo de trabalho ou se mudar de cidades.

Outro ponto que foi afetado são o de localização dos visitantes. Veja, era muito mais simples você explicar utilizando um ponto de referência para algum visitante do que falar em nome de ruas. Claro, as fachadas das lojas eram enormes e fáceis de achar ao contrário das plaquinhas indicativas das ruas que além de serem pequenas muitas ruas não possuem. Ou seja, agora você não pode falar para a pessoa assim: “Quando chegar na loja da Blockbuster você vira a direita” porque agora não tem nada que indique onde é a loja da Blockbuster.

E o que podemos notar com esse projeto é que toda a mídia externa que existia em São Paulo está se tornando interna.

Veja, são tvs nos metrôs, enormes faixas nas estações, cartazes em todas as paredes e adesivos no chão. A cidade que já era suja, continua suja e poluída.

Concordo que visualmente a cidade está mais limpa e agradável, porém continua loooonge do ideal. Ela continua suja, com lixo por todos os lados, cinzenta e poluída.

Acredito que este projeto é necessário sim, porém não sendo tão radical e não agindo de forma tão focada em apenas um problema. É preciso agir sim, regulamentando e fiscalizando o setor e não simplismente acabar com ele.

Por falar nisto, por que ainda existem favelas em São Paulo? Ou tem gente aí achando que elas embelezam a cidade.

%d blogueiros gostam disto: