Espaço.Pub
Novo endereço, acesse… www.fernandopaes.ppg.br/blog

RGB e CMYK. O que são e quando usá-los?

AAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH

Sua cabeça dói só de pensar em RGB e CMYK? São siglas em grego pra você? Seus problemas acabaram, e olhem que eu nem trabalho nas Organizações Tabajaras.
Vou tentar ser o mais didático possível ok?

RGB e CMYK são siglas que representam cores.

E o pentelho lá do fundo pergunta:

– Tio, tio… cores? Mas que cores? Tipo as cores do arco-íris?

Sim e não. Na verdade RGB são apenas 3 cores enquanto o CMYK são 4 cores. As 3 cores do RGB juntas podem gerar milhoes de outras cores secundárias, o mesmo acontece se misturarmos as 4 cores do CMYK.

E a menininha com a chupeta na boca pergunta:

– XupXup Xup Xup? (legenda: Mas por que existem esses dois tipos de cores?)

Para complicar nossa vida ;D. Mas é simples saber a diferença e quando utilizar cada um dos tipos de cores.

Vamos entender melhor cada uma dos dois tipos.

Para continuar lendo, clique aqui…

22 Respostas to “RGB e CMYK. O que são e quando usá-los?”

  1. cmyk são quatro cores e são elas ciano mangenta amarelo e preto

  2. Muuito legal sua explicação!
    Sou estudante de Design, e páginas como a sua são perfeitas pra mim!
    Muito obrigada pelas informações!

  3. Muito instrutivo! parabéns!

  4. Bem objetivo sua explicação!

  5. Também sou estudante de design (há 3 dias) e gostei da explicação! :)

  6. BOM DIA
    ESSA ERA A DUVIDA QUE EU ESTAVA QUERENDO TIRAR
    TRABALHO COM DESIGNER GRAFICO NO COREL E SEMPRE TEM CLIENTES QUE ME PASSAM IMAGEM EM RGB E TENHO PROBLEMA NA HORA D MANDAR PARA TIRAR O CTP TRABALHO COM FOTOLITRO E CTP .. QUERIA FAZER UMA PERGUNTA .. VC SABE COMO DEIXAR A IMAGEM MAIS LEVE NO COREL ? USO O X3

  7. Olhaaa! Valeu! vou ter uma prova hoje de informática aplicada na comunicação e só tava faltando tirar as duvidas qnt cmyk e rgb! Dimaaais! \o/

  8. Muiiiito boqa a explicação. Só acho q

  9. Nossa, adorei!!!!

  10. VLW CARA..VC FOI OBJETIVO E ESCLARECEDOR….FIZ UM BANNER PARA MEU FOTOLOG NO FIREWORKS..MAS AS CORES NÃO SAÍRAM BOAS QUANDO POSTEI ELE…VOU USAR RGB AGORA JÁ QUE É PARA GRÁFICOS DA WEB…..!
    VLW

  11. Oi, sou proefssor de design gráfico, ensino softwers e matérias teóricas. Já ouvi muitas explicaççoes e assisti mtas aulas. Sua explicassão está ótima. Quando algo é explicado dessa forma os alunos entendem melhor e memorizam. Parabens.

  12. Dois erros:

    Primeiro, impressora doméstica usa CMY em alguns modelos “econômicos” (o preto é gerado pela mistura dos três pigmentos gerando uma cor esverdeada), ou CMYK mesmo (hj em dia é o mais comum).

    Segundo: Não vou considerar um erro pois vc escreveu “reproduzir”, mas pode gerar dúvida em quem lê. Todo o monitor é RGB, os mais caros podem ser calibrados para saída CMYK, quer dizer, podem ser ajustados para que o seu RGB reproduza mais fielmente este CMYK, e dependendo do nº de bits por pixel, a passagem de tom entre um claro e um escuro também é mais suave. Atualmente existem monitores de 6 bits (os mais econômicos que não reproduzem nem o RGB direito) até os de 10 bits da EIZO, que são os melhores do mercado.

  13. Caro Fernando … tive um problema sério de saida de impressão RGB / CMYK Q ME F… vc tem alguma setagem de PHOTOSHOP q considere ideal para arquivos em cmyk ??? caso tenha, vc poderia fazer a gentileza de me passar ??? muitíssmo obrigado.

  14. adorei sua explicação estou no 1° prdo de design grafico e agora com a sua explicação foi ótima entendi melhor a metéria

    Ps: ri muito com “…RGB e CMYK? São siglas em grego pra você? Seus problemas acabaram, e olhem que eu nem trabalho nas Organizações Tabajaras…”
    rsss

  15. continuação:
    “…não é só um belo desenho, design é um desenho, com um sentido e uma tarefa a cumprir.” (Chico Homem de Melo)

    …são essas pessoas que acabam com nossa profissão…
    o design é muito desvalorizado no Brasil!

  16. Pow, tenho apenas 13 anos e tenho curso de informática. Estou no módulo de DESIGN GRÁFICO e essa sua explicação é estupenda!Eu vou tirar um 10 em nessa questão de RGB e CMYK.E você também criou tipo uns personagens no inicio. Olha, gostei bastante de sua apresentação. Por mim voe ganha um 10.Valeu e muito Obrigado!

  17. ótima explicação, ah se meu professor falasse portugues desse jeito, não tinha tirado 7,0! rsrsrs
    valeu, abraços!

  18. eu quero colocar fotos em site em flash, mas precisam ser em RGB. Eu to perdidinha nesse assunto, como eu faço? eu que salvo elas, passando de CMYK para RGB no photoshop? ;s sei lá se eu falei besteira, mas me ajuda

  19. já descobri! rs…tava tão desesperada que nem tinha lido ali em cima, putz, mas olha, parabéns pela linguagem que você usa por aqui, na sala de aula da faculdade eu não entendi, e olha que ela explicou mais ou menos assim também, aqui sim eu entendi, obrigada

  20. Olá…
    Como montar no CSS usando o cmyk???
    Tipo..
    RGB
    color : rgb(0,0,0);

    CMYK
    color : cmyk(O que vai aqui dentro???);

    Tipo… deveria ser porcentagem de 0% até 100% em 4 seções:

    color : cmyk(0%,100%,100%,0%);

    Mas sei que não é assim!!!

    E como é???

    E-mail: paulo_s2000@yahoo.com.br

    Obrigado!!!

  21. Vlw pela explicação,entendi em 3 minutos oq a professora não conseguiu me explicar em um semestre,rsrs…vlw mesmo! ;)


Os comentários estão desativados.

