Espaço.Pub
Novo endereço, acesse… www.fernandopaes.ppg.br/blog

Restauração de Foto Danificada – Retirando Manchas

Sabe aquela foto que você achou que havia perdido e a encontrou em um estado um tanto quanto deplorável? Rasgada, manchada, com fungos, amassada, issu se ela não tiver perdido algumas partes. Então, vou mostrar neste tutorial a seguir algumas ferramentas que o photoshop lhe oferece para corrigir, ou pelo menos, minimizar essas ações do tempo.

Antes de prosseguir, você precisa saber que o processo é lendo, demorado e trabalhoso, portanto se você não estiver com paciência hoje, deixe isto para outro dia. Outra coisa que você precisa ter em mente, é tentar não descaracterizar a foto refazendo ela toda, retirando as texturas ou tons de cor gerados por luz e profundidade.

O que irei demostrar a seguir, não deve ser encarado como única forma de restaurar, pois existem diversas outros meios dentro do photoshop que auxiliam este processo, eles separadamente podem não fornecer o resultado desejado. Experimente utilizá-los de forma integrada. Outros métodos poderei descrever mais futuramente, enquanto isto não acontece, não custa nada pesquisar no Google.

Tendo isto em mente, vamos começar…

Irei utilizar aqui, o Photoshop CS3, em inglês, plataforma PC e Photoshop CS 2, em inglês, plataforma Mac. Em ambos os casos, não há diferenças consideráveis entre eles. Somente utilizei eles por causa da disponibilidade de cada um no momento em que estava escrevendo este tutorial.

Como não tenho nenhuma foto em um estado ruim, vou utilizar a foto a seguir, que retirei do site SXC.hu.

Quando você for escanear a sua foto, a primeira coisa importante a ser feita, é escaneá-la em altíssima resolução, acima dos 600dpis, para facilitar no momento da edição e que você possa ver os detalhes de forma bem nítida.

Foto utilizada no tutorial:

Foto Restauração

Vamos analisar o que precisa ser feito nela:

  1. Ela possui muitas manchar por toda a foto;
  2. No lado direito, existe uma faixa (provavelmente provocada por Durex) tampando o chapéu do menino e parte da cabeça;
  3. A roupa dos dois garotos estão manchadas.

Veja os detalhes:

Restauração de Foto

Ferramentas que iremos utilizar:

Restauração de Foto Danificada

Para continuar lendo, clique aqui…

29 Respostas to “Restauração de Foto Danificada – Retirando Manchas”

  1. Fernando e você disse que poderia ter ficado melhor???? caramba se eu conseguisse fazer 1/3 já ficaria contente (rs…).,
    Estou iniciando no photoshop agora, mas confesso que adorei sua limpeza (da foto).
    Abraços,
    Neusinha (a vovó da turma)

  2. Eita que beleza…Ficou ótimo Fernando. Cada dia aprendo mais um pouco com vcs e fico muito agradecida porque sou bem faquinha no PHOTOSHOP.
    BIJÃO
    Conceição
    do grupo que quase não participo

  3. Ola Fernando.. Muito bom seu post, Vou cliar um link de seu post para meu blog. Se quiser qualquer dia, poderiamos trocar algumas tecnicas com o photoshop.

    Abraços e sucesso sempre..

  4. Muito bom isso amigo, tb uso essa técnica.

    Coloquei um link de seu post no meu blog

    abraços

  5. Gostei muito do seu post. Bem explicado, inteligente e muito educado. Sucesso pra vc.

  6. Parabens, ótimo tutorial.

  7. parabens,vc foi de grande ajuda vlw!!

  8. Querido tenho uma foto que gostaria de restaurar ela tá no seguinte endereço.

    http://www.flickr.com/photos/22356833@N02/2154156099/

  9. Muito bom o post!
    Só faltou eliminar algumas manchas em alguns pontos importantes, como na testa da mulher de branco.
    Mas, como essa restauração tem a função didática, não profissional, continua merecendo um 10.

  10. O link do meu site saiu errado no post anterior,
    coloquei uma vírgula onde seria um ponto :)

  11. Fernando Paes
    Parabenizo-o pelo seu tutorial
    Tenho o Adobe Photoshope.6, poderei usá-lo para esse trabalho de restauras fotos?
    abçs

  12. [...] será meu primeiro post de agradecimentos, porém, muito necessário, já que o último post foi um extrondoso sucesso desde que publicado. Então vamos [...]

  13. pocha você trabalha muito bem mesmo cara eu não sei ainda fazer isso mais você me entuziasmor para que quizesse fazer isso valeu

  14. adorei, muito mesmo, eu consegui um programa de colorização perfeito, perfeito chama=se colored, se quizer eu te passo… depois dessa faxina, nada melhor quen por cor… facinho, facinho….

    bjs laine

  15. eu queria fazer uma surpresa pra minha mae, limpando a unica foto q ela tem do pai dela, essa foto tem mais de 25 anos e com essa limpesa, eu consegui restaurar a foto.

    vlw mesmo…

  16. Obrigado pela dica, muito bom. Parabéns, vc é um ótimo professor.

    Abraços

  17. [b]Adorei o seu trabalho. Parabéns! Moro na zona norte, gostária muito de fazer um curso de fotoshop, mas ainda não encontrei aqui por perto.
    Procurei em escola de informática. Abraços.

  18. Gostei muito, aprendi e vai me ajudar nas minha saulas!
    Você é nota 1.000,00

  19. gostei muito parabens me add no msn se der michellemi18@hotmail.com
    trabalho c fotoshop e ainda n consigui restaura

  20. Oi eu adorei as dicas….

    Mas eu gostaria de saber tambem, como faço
    para editar texto na foto ou acrecenta mais
    uma pessoa na foto???( tipo montagem)

  21. Oi eu adorei as dicas….

    Mas eu gostaria de saber tambem, como faço
    para editar texto na foto ou acrecenta mais
    uma pessoa na foto???( tipo montagem)

    Por favo me mande por e-mail essas dicas

    VC é nota 10
    gostei muito!!!

  22. Oi eu adorei as dicas….

    Mas eu gostaria de saber tambem, como faço
    para editar texto na foto ou acrecenta mais
    uma pessoa na foto???( tipo montagem)

    Por favo me mande por e-mail essas dicas
    sandro.kdvc@hotmail.com

    VC é nota 10
    gostei muito!!!

  23. Olá…gostei muito das suas dicas…e fico sempre admirada com pessoas que como vc, se dispoem a fazer esses tutorias, que nos ajudam muito, principalmente para pessoas que como eu, são iniciantes.Parabéns.

  24. Tenho varias fotos danificadas porque caiu água encima delas como eu a posso recuperá-las?

  25. Você explicou apenas o básico dos básicos.
    Acho que com um pouco mais de esforço poderia
    passar algo mais arrojado. Se tava sem pasciência
    pq então começou a fazer?! (Incompleto)!!!

  26. Maravilha, já comecei o meu trabalho, vou seguir exatamente como você mencionou, acredito que vai dar certo. a sua explanção é simples e objetiva. Parabéns.

  27. Kara parabéns vc é muito bom msm…….

  28. Olá cara blz,estou querendo engressar nesta área de imagem,tipo com tratamento de imagens,montagens e ilustrações gráficas.Como é a área,estou desempregado e vou tentar migrar de uma área para outra,mas está difíçil
    faço técnico sem facul é dificl arrumar um estágio?Estou gostando muito desta área.Então cara como vc já tem experiênçia na área posso contar com a sua opinião,ate mesmo dicas de como arrumar um estágio nesta área sei la alguns foruns bons,moro em sampa já sai entregando um monte de curriculo nas agênçias mas parece que não funciona,bom já enchi seu saco demais se puder me dar um toque referente a tudo isso que escrevi agradeço


Os comentários estão desativados.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

